Novo site

Traumas na infância podem deixar sequelas permanentes nos olhos

Cerca de 50 milhões sofrem com doenças que atingem a região dos olhos no Brasil e a principal preocupação são os traumas que ocorrem durante a infância

*Por Fabíola Gavioli Marazato, médica oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos

Dia 10 de julho é o Dia Mundial da Saúde Ocular, cujo objetivo é alertar para a prevenção das doenças oculares. Estima-se que no Brasil há cerca de 50 milhões de pessoas que sofrem de doenças oculares. Cerca de 75% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se detectados precocemente.

Uma das preocupações deve ser evitar os acidentes e traumas oculares na infância. Os acidentes com produtos químicos encontrados em produtos de limpeza, álcool, solventes, colas, que causam queimaduras e podem deixar sequelas permanentes nos olhos.

Também é comum acontecerem acidentes com perfuração dos olhos com facas, palitos e pontas de objetos. As crianças são curiosas e em brincadeiras podem lançar esses objetos em direção aos olhos das outras.

Alguns brinquedos que disparam flechas , bolinhas em alta velocidade, podem atingir os olhos e causar  até hemorragias.

Devemos ter cuidado também com rolhas de champanhe, pontas de cigarro acesas deixadas na altura dos olhos das crianças.

Os acidentes com plantas , tanto com espinhos como  com o  “leite “das plantas podem ferir gravemente os olhos . É recomendado evitar plantas com espinhos e que soltem seiva leitosa em casa. Em se tratando de crianças, todo cuidado é pouco!

Na imagem, a oftalmologista Fabíola Gavioli Marazato (Foto: Cortesia)

Sobre a autora deste artigo

Fabíola teve uma respeitosa formação na especialidade de córnea com o Dr. Tadeu Cvintal, um dos pioneiros do transplante de córnea do Brasil. Foi responsável pelo Banco de Olhos de São Paulo. Atualmente, destaca-se no implante de anel de ferrara, crosslink e lente de contato para ceratocone. 

Matéria publicada em:

GPS Liftime

Últimas Notícias

Fale conosco!

Ligue:

(61) 3214-5000

Whatsapp